Instituto Pensar - Pacheco nega ?pressão externa?; Simone diz que não tem ?cargos a oferecer?; Senado inicia votação

Pacheco nega ?pressão externa?; Simone diz que não tem ?cargos a oferecer?; Senado inicia votação

por: Sheila Rezende


Rodrigo Pacheco e Simone Tebet disputam presidência do Senado ? (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)


Cinco senadores iniciaram no fim da tarde desta segunda-feira (1º) a disputa pela presidência do Senado. O processo de votação que reunirá 81 senadores começou pouco depois das 17h e será feito presencialmente, em cédulas de papel. O quórum mínimo é de 41 senadores. O mandato é para os próximos dois anos.

O senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), candidato de Jair Bolsonaro (sem partido) disse que fará uma gestão independente dos outros poderes: "Governabilidade não significa ser subserviente ao governo?, afirmou durante seu discurso. E acrescentou: "Vamos fazer disso uma grande oportunidade singular de pacificação das nossas relações políticas e institucionais porque é isso que a sociedade brasileira espera de nós?, finalizou Pacheco.

Sua principal rival é a senadora Simone Tebet (MDB-MS), apoiada pelo PSB. Na tarde desta segunda, Lasier Martins (Pode-RS), Major Olimpio (PSL-SP) e Kajuru (Cidadania-GO) retiraram suas candidaturas em favor da candidata sul-mato-grossense.

Apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro e por partidos de oposição, em discurso prévio à votação, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) afirmou, que terá uma gestão independente em relação aos outros poderes e que não haverá "nenhum tipo de pressão externa?. Segundo ele, "governabilidade não significa ser subserviente ao governo?.

"Vamos fazer disso uma grande oportunidade, uma grande oportunidade singular de pacificação das nossas relações políticas e institucionais porque é isso que a sociedade brasileira espera de nós, disse Pacheco.

Simone, por sua vez, ressaltou que não tem cargos ou emendas ao orçamento para oferecer em troca de apoio.

"Não ofereço ribalta nem pompa nem circunstância. Minha candidatura não está aqui para que tudo permaneça como está?, disse Simone, acrescentando: "Não tenho cargos externos a oferecer. Não tenho emendas extraordinárias para oferecer. Não tenho apoios políticos oficiais de quem quer que seja a não ser os apoios mais espontâneos vindos da sociedade?.

Assista ao vivo à sessão da eleição para presidente do Senado

Com informações do jornal O Globo



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: